segunda-feira, 26 de abril de 2010

O que vem a ser 'Mergulhe Fundo'?

Todos nós que temos estudado e procurado praticar os  Ensinamentos de Yoga, mesmo em caso dos mais simples, às vezes continuam  dúvidas. Assim, para que não restem dúvidas sobre o que vem a ser o 'momento presente', vamos dizer que é aquele espaço de tempo em que o Oceano da Divindade se abre para nós! Sim, aquele instante em que ficamos conscientes de sermos UM com a Totalidade. O 'momento presente' é o momento em que, com grande clareza, temos a visão de nossa Real Natureza. Afim de sintetizar toda uma situação, às vezes com explicações elaboradas, Sri Ramakrishna, o grande místico da Índia do século XIX, cunhou a expressão 'mergulhe fundo', indicando a imediata possibilidade de absorção no oceano da Existência que começa em nosso próprio interior. Nesse sentido, para enfatizar esta tendência natural em nós, ele podia acrescentar: 'assim como o peixe está no oceano, do mesmo modo está o homem em Deus!'
Assim pensando, podemos entender que o 'momento presente' é, pois, como uma praia em que se pode ter contato, e ingressar, no estado Divino. Em nosso planeta, há apenas um grande oceano, mas que recebe vários nomes, em várias partes. Ao banhar as costas de algum país, recebe alí outros tantos nomes locais: praia do forte, praia de sambaquis, praia Grande, praia de Ipanema, etc.
O Momento Presente é aquela praia onde você se pode entregar ao Oceano da Divindade. Oh...mas onde está a entrada? Ora, está diante de você, envelopada na idéia de hoje e do agora. Significa que, ao ser suspensa a atividade pensante, você se torna consciente do que há a seu redor e lá dentro de você. Em silêncio, onde nada precisa ser dito, você reconhece o exato local de cada coisa e reconhece seu próprio local, sua própria morada que é seu próprio Ser ou Atman.
Por isso, Sri Ramakrishna ensinava de modo tão simples, mas bem significativo: 'Mergulhe fundo!'
Ou também, ele poderia dizer: 'Siga em frente'! São, todavia, a mesma idéia: não se detenha aí onde você pensa haver chegado, ainda não é todo seguro. Explore um pouco mais, vá um pouco mais adiante e descubra a excelência de seu próprio existir e a maravilha que é poder viver de olhos abertos, conscientemente. Estar consciente é de nossa natureza divina!


By Jay Govinda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OM Namah Shivaia - encontro Oriente e Ocidente



Meditação em Yoga: Em yoga Clássica, a yoga de Patanjali, ciência que demonstra a potencialidade possível ao homem, há oito passos a completar, envolvendo disciplinas tanto físicas qto. mentais. Na 1ª destas etapas, se acham disciplinas relativas à autoeducação, ou auto-controle, tais como: não violência (ahimsa), veracidade (satyagraha), continência (brahmacharya), etc. Na etapa seguinte, dita das 'observâncias', estão a prática de pureza, contentamento, esforço sobre si mesmo, estudo e consagração ao Ideal.

O 3° passo, ou 3ª pétala da Flor de Yoga, trata das posturas ou âsanas, ou seja, os modelos gestuais recomendados aos que aspiram algum domínio sobre seu corpo. A quarta etapa é dos 'pranayamas', isto é, as disciplinas necessárias ao controle da energia através da respiração. Pratyahara é a etapa em que se aprende a controlar os sentidos. Dhârana, a 6ª etapa, se ensina a concentração da atenção. O sétimo passo, denominado Dhyâna, se refere às tecnicas de introspecção ou de meditação, e o último degráu chama-se Samadhi, ou completa absorção no Ideal Espiritual.

Este é o caminho de Yoga, relevante símbolo atual do encontro entre Ocidente e Oriente.

Para ler todo o texto, click acima das postagens em 'Meditação em Yoga'.