domingo, 11 de abril de 2010

Não se incomode com Felicidade...

O maior segredo da vida - lembre-se sempre disso - é que a vida é uma dádiva. Em primeiro lugar, você não a mereceu. Não é um direito seu, ela lhe foi oferecida! Quando compreender isso, muitas coisas ficarão claras. Sendo a vida  uma dádiva, então tudo que a ela pertence - felicidade, amor, meditação - também é uma dádiva do todo. Você não pode merecê-la de modo algum e também não pode forçar a existência a torná-lo feliz, ou amável ou meditativo. Esse esforço é do ego, esse esforço cria infelicidade.(...)
A lei é esta: não busque diretamente. A felicidade não pode ser perseguida, pode ser persuadida. Você se move mas não diretamente, porque quando é direto, você é agressivo. A vida se move em círculos, não diretamente. A Terra gira em torno do Sol e o Sol ao redor de algum Sol ainda maior. As galáxias se movem, todo o Universo se move, dando voltas. As estações se movem em círculo, toda a vida é circular, nunca é direta. (...) Por isso, no próprio esforço você cria infelicidade. Quando você não busca, ela está atrás de você. Quando você vai forçar, ela já não está mais. Onde você irá encontrá-la? A mente nunca pode ser feliz, pois é seu descontentamento acumulado, todo sofrimento pelo qual você passou, é uma ferida em seu Ser. Quando você esquece a felicidade, de repente se torna feliz.
Você estava pensando: 'Em algum lugar no futuro tenho que alcançar um alvo, conquistar a felicidade, praticar o contentamento'. Você estava no futuro e a felicidade bem aqui ao seu redor, como uma flor!
Volte para casa, e apenas seja! Não se incomode com 'felicidade', a vida está aqui como uma dádiva e a felicidade também. Quando procura demais, acaba se fechando, a própria tensão da procura cria o bloqueio. A felicidade penetra você do mesmo modo que o sono, e o contentamento vem do mesmo modo. Quando você se desliga, quando se entrega ou simplesmente espera, eles vêm!
Desligar-se é o segredo da coisa. Quando você se entrega, milhares de coisas começam a acontecer!"
Osho, no livro 'O Homem que amava as gaivotas'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OM Namah Shivaia - encontro Oriente e Ocidente



Meditação em Yoga: Em yoga Clássica, a yoga de Patanjali, ciência que demonstra a potencialidade possível ao homem, há oito passos a completar, envolvendo disciplinas tanto físicas qto. mentais. Na 1ª destas etapas, se acham disciplinas relativas à autoeducação, ou auto-controle, tais como: não violência (ahimsa), veracidade (satyagraha), continência (brahmacharya), etc. Na etapa seguinte, dita das 'observâncias', estão a prática de pureza, contentamento, esforço sobre si mesmo, estudo e consagração ao Ideal.

O 3° passo, ou 3ª pétala da Flor de Yoga, trata das posturas ou âsanas, ou seja, os modelos gestuais recomendados aos que aspiram algum domínio sobre seu corpo. A quarta etapa é dos 'pranayamas', isto é, as disciplinas necessárias ao controle da energia através da respiração. Pratyahara é a etapa em que se aprende a controlar os sentidos. Dhârana, a 6ª etapa, se ensina a concentração da atenção. O sétimo passo, denominado Dhyâna, se refere às tecnicas de introspecção ou de meditação, e o último degráu chama-se Samadhi, ou completa absorção no Ideal Espiritual.

Este é o caminho de Yoga, relevante símbolo atual do encontro entre Ocidente e Oriente.

Para ler todo o texto, click acima das postagens em 'Meditação em Yoga'.