Afirmações Práticas à Vida Diária

Tenho certeza de que estamos já cansados de nossas imperfeições, de nossas fraquezas e vulnerabilidade. Cansados de acordar no meio da noite e, vendo os próprios e impossíveis pensamentos, se perguntar: 'Que tenho eu a ver com todas essas coisas? Qual é meu lugar em tudo isso? De onde surgiram estes fantasmas?' Diante dessa contínua dúvida a respeito de nosso real papel, há apenas um caminho a tomar: tocar no comutador e acender a luz! Não pergunte de onde vem esta luz, apenas... acenda-a! 
“Deve-se, primeiro, ouvir a respeito do Atman. Ouça, noite e dia, que você é este Atman. Repita a si mesmo sem cessar, até que isto entre em suas veias, até que lateje em cada gota de sangue, em todos seus ossos e carne. Que o corpo todo se preencha com este único ideal –‘Eu sou o imortal, o venturoso, o onisciente, o todo poderoso e sempre glorioso Atman’. Pense nisso dia e noite até que seja parte efetiva de sua vida." (Vivekananda)

Antes de mais nada, precisamos aprender a adorar a Fonte da vida! Ou seja, a perfeição em si próprio, o perfeito funcionamento da energia na manutenção do sistema corpo e mente. A perfeição de respirar, ou de ficar aquecido com o calor natural; a perfeição de caminhar com equilíbrio, de falar com clareza, o reto pensar! Quanta perfeição à disposição! Pensar, por exemplo, é criar ou causar. Conforme você pensa, nisso se torna. Somos o que pensamos! Pensamentos retos e declarações dinâmicas, formam a direção segura à nossa vida: afirmações positivas à vida diária!
Além do pensamento dito racional está a presença da Perfeição em todos nós. A perfeição de ver e enxergar, de ouvir e compreender, de desejar e conseguir, de falar e ser entendido; de bailar e rejuvenecer e, sobretudo, de poder reconhecer o Divino Eu Sou em toda parte!
Isto é o que há de mais simples: saber onde está a Fonte e trabalhar para que funcione cada vez melhor!
Como? Lembre-se de que uma bicicleta só prossegue se o pedalar e o dirigir estão coordenados. Qualquer dúvida ao guidon, o veículo perde a direção certa. Se tudo funciona bem em seu corpo, não descuide de sua mente. Parece que todos já sabem disso, mas... não custa recordar. Nunca faça falsas afirmações a seu respeito, nem brincando. Adote uma posição elevada em sua mente, o melhor nível para você, onde você é mais verdadeiro, e programe sua perspectiva a partir dalí! Ao determinar seu nível existencial, toda sua energia começa a lhe obedecer a partir disso; portanto, não saia mais dizendo que não consegue, que não sabe ou que é impossível realizar algo. Você já definiu seu melhor patamar, permaneça com ele. Assim você há de crescer espiritualmente. A direção do guidon é agora estável, a bicicleta vai completar sua jornada. Antes, você pedalava e pedalava e ela parecia no mesmo lugar. Daqui pra frente, você verá que diferença!
Isto é somente uma introdução ao assunto em pauta: as afirmações dinâmicas à vida diária.
"Pois, sermos lembrados de nossa fraqueza não nos ajuda muito. Traga a força em vez disso, mas esta não vem se ficarmos pensando em fraquezas o tempo todo. O remédio à fraqueza não é nos entregarmos a ela, e sim, pensarmos na 'força'. Ensine às pessoas sobre a força que já se encontra em seu interior. Esta é a única atitude a cultivar!" (Swami Vivekananda)
Este é o contexto à partir do qual podemos tomar uma resolução: elevar a qualidade de nossa vida só depende de nós. Uma vez que tenhamos estabelecido um nível de consciência elevado, podemos iniciar nosso trabalho com os decretos dinâmicos ou afirmações positivas.
A primeira e mais simples de todas elas é a afirmação 'Eu Sou'.
À partir desta, tendo-a como base, muitas outras podem ser criadas contemplando de algum modo um aspecto de nossa real Natureza. Vejamos alguns exemplos:
"Eu Sou laboriosa Presença trabalhando em tudo que deve ser feito!"
"Eu Sou a fonte que oferece sem cessar a água cristalina do verdadeiro Amor!"
"Eu Sou a consciência, a luz, a presença da Existência!"
"Eu Sou o Atman, todo maravilhoso e livre!"
"Eu Sou este Poder que em toda parte opera!", ou mesmo,
"Eu estou em paz com Deus, estou em paz comigo e também com o amigo e o inimigo;
estou em paz com todos pois todos estão em mim!" , ou ainda,
"Que todos os seres sejam felizes, que todos os seres sejam ditosos,
que todos os seres estejam em Paz!"
Estas afirmações devem ser conscientizadas, declaradas para si mesmo e feitas em suave e demorado silêncio! Não se trata de mantras conducentes à condições de meditação. Você pode, com o tempo, ir definindo alguma em especial para você, para certos momentos, para acalmar sua mente e lhe conferir visão mais clara. Porém, lembre-se sempre, isto é escolha apenas sua. Outras pessoas podem não desejar se envolver com este desenvolvimento de sua personalidade. Haja , portanto, com inteligência!

A coisa toda é muito simples, sem mistério! A vida, nossa existência pura, o fato simples de existir, é algo muito precioso por si mesmo. Uma verdadeira 'joia preciosa' se formos ver bem! Porém, não nos demos conta disso à princípio, achávamos que havia muito espaço nela e a fomos sobrecarregando com quanta coisa aparecia, a ponto de hoje ela parecer algo muito banal, e até podemos dizer, difícil de suportar!

Contudo, existir é algo simples, porém existir com sobrecarga é muito desconfortável!
A situação nos parece no mínimo trágica agora. Nos apegamos a tantas coisas que o viver se tornou 'pesado' e... intransferível! E tudo parece tão sem sabor! Quê podemos fazer?
Primeira coisa: reconheça onde está o problema, ou seja, há desejos em demasia. Você está na vida, porém as coisas da vida se tornaram pesadas para você! É como se estivesse em um barquinho: o barquinho está no mar, mas o mar não pode entrar no barquinho! Se isso acontecer, temos de ir retirando a água acumulada, aos poucos.
Quando abrimos os olhos pela manhã, nos sentimos às vezes como crianças puras, outras vezes como adultos sem viço, não sabendo nem por onde começar o dia! Seja sincero, aquilo em que você não pode intervir, aquilo que não pode mudar, que sua presença não modifica, não se interesse mais, desprenda-se e abandone, no ato! Retire de sua vida o 'mobiliário' desnecessário e que só você sabe qual é!
É verdade que todos gostariam de ter uma vida consistente, mas a CONSISTÊNCIA não vem da posse de coisas, nem do sucessivo experimento delas, mais e mais. A consistência vem da percepção de quem realmente somos, viver de acordo com o Ser. Consistência não vem do 'rechear' os espaços vazios, mas da plenitude de nosso Entendimento.

OM Namah Shivaia - encontro Oriente e Ocidente



Meditação em Yoga: Em yoga Clássica, a yoga de Patanjali, ciência que demonstra a potencialidade possível ao homem, há oito passos a completar, envolvendo disciplinas tanto físicas qto. mentais. Na 1ª destas etapas, se acham disciplinas relativas à autoeducação, ou auto-controle, tais como: não violência (ahimsa), veracidade (satyagraha), continência (brahmacharya), etc. Na etapa seguinte, dita das 'observâncias', estão a prática de pureza, contentamento, esforço sobre si mesmo, estudo e consagração ao Ideal.

O 3° passo, ou 3ª pétala da Flor de Yoga, trata das posturas ou âsanas, ou seja, os modelos gestuais recomendados aos que aspiram algum domínio sobre seu corpo. A quarta etapa é dos 'pranayamas', isto é, as disciplinas necessárias ao controle da energia através da respiração. Pratyahara é a etapa em que se aprende a controlar os sentidos. Dhârana, a 6ª etapa, se ensina a concentração da atenção. O sétimo passo, denominado Dhyâna, se refere às tecnicas de introspecção ou de meditação, e o último degráu chama-se Samadhi, ou completa absorção no Ideal Espiritual.

Este é o caminho de Yoga, relevante símbolo atual do encontro entre Ocidente e Oriente.

Para ler todo o texto, click acima das postagens em 'Meditação em Yoga'.