segunda-feira, 19 de abril de 2010

A Prática de Vedanta

"Todos os poderes do universo já nos pertencem. Por havermos colocado as mãos sobre nossos olhos, agora reclamamos da escuridão. Saiba que não há escuridão a sua volta! Retire suas mãos e aí está a luz, a mesma luz desde o princípio, jamais houve treva, jamais houve fraqueza!


A Vedanta não reconhece 'pecado', reconhece apenas 'erros' e o maior deles é afirmar-se 'fraco', afirmar-se 'pecador'. Tão logo você diga - 'Ah, eu sou um pobre coitado!', você está fazendo falsa afirmação, está mentindo para si mesmo, está se hipnotizando com algo vil.


Temos sempre que ter em mente que, em Vedanta, não se tenta reconciliar a vida presente, esta vida de hipnotismo, esta vida falsa que assumimos, com o Ideal. Esta vida postiça deve desaparecer e aquela 'verdadeira', a que sempre ficou ao fundo, deve se manifestar, deve brilhar.
O Ideal, como ensinado em Vedanta, está sempre muito à frente do prático, do visual. Em poucas palavras, este ideal é que você é divino, 'Tu És Aquilo', esta é a essência da Vedanta."

By Swami Vivekananda, em Vedanta Prática

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OM Namah Shivaia - encontro Oriente e Ocidente



Meditação em Yoga: Em yoga Clássica, a yoga de Patanjali, ciência que demonstra a potencialidade possível ao homem, há oito passos a completar, envolvendo disciplinas tanto físicas qto. mentais. Na 1ª destas etapas, se acham disciplinas relativas à autoeducação, ou auto-controle, tais como: não violência (ahimsa), veracidade (satyagraha), continência (brahmacharya), etc. Na etapa seguinte, dita das 'observâncias', estão a prática de pureza, contentamento, esforço sobre si mesmo, estudo e consagração ao Ideal.

O 3° passo, ou 3ª pétala da Flor de Yoga, trata das posturas ou âsanas, ou seja, os modelos gestuais recomendados aos que aspiram algum domínio sobre seu corpo. A quarta etapa é dos 'pranayamas', isto é, as disciplinas necessárias ao controle da energia através da respiração. Pratyahara é a etapa em que se aprende a controlar os sentidos. Dhârana, a 6ª etapa, se ensina a concentração da atenção. O sétimo passo, denominado Dhyâna, se refere às tecnicas de introspecção ou de meditação, e o último degráu chama-se Samadhi, ou completa absorção no Ideal Espiritual.

Este é o caminho de Yoga, relevante símbolo atual do encontro entre Ocidente e Oriente.

Para ler todo o texto, click acima das postagens em 'Meditação em Yoga'.