sábado, 3 de abril de 2010

Mergulhe fundo nas Águas da Divindade

"Mergulhe fundo" é um convite para buscar a profundidade interior, aquele espaço sem nome, sem margens, sem comunicação verbal, onde certamente vamos encontrar a Verdadeira Identidade. Sri Ramakrishna, o grande místico da Índia que viveu no séc. XIX, costumava se expressar com palavras simples, despretensiosas, afim de indicar o caminho ao sincero buscador espiritual:
'Mergulhe fundo no oceano de Satchitananda. A morte não há que temer ao se banhar nestas águas, pois se trata do oceano da Imortalidade!'
SAT designa nossa existência, CHIT é nossa consciência e ANANDA é a felicidade suprema  resultante desta conscientização.
'Realize a Deus', ele ensinava, 'nada mais importa!' Deus é nossa verdadeira natureza, o oceano divino em cuja superficie nós, como pequenas borbulhas, percebemos nossa existência.
Onde está este oceano? Em nossa própria experiência, na continuidade de nosso 'existir natural' que só pode ser compreendido em meditação, no contato suave e amoroso de nosso Eu Interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OM Namah Shivaia - encontro Oriente e Ocidente



Meditação em Yoga: Em yoga Clássica, a yoga de Patanjali, ciência que demonstra a potencialidade possível ao homem, há oito passos a completar, envolvendo disciplinas tanto físicas qto. mentais. Na 1ª destas etapas, se acham disciplinas relativas à autoeducação, ou auto-controle, tais como: não violência (ahimsa), veracidade (satyagraha), continência (brahmacharya), etc. Na etapa seguinte, dita das 'observâncias', estão a prática de pureza, contentamento, esforço sobre si mesmo, estudo e consagração ao Ideal.

O 3° passo, ou 3ª pétala da Flor de Yoga, trata das posturas ou âsanas, ou seja, os modelos gestuais recomendados aos que aspiram algum domínio sobre seu corpo. A quarta etapa é dos 'pranayamas', isto é, as disciplinas necessárias ao controle da energia através da respiração. Pratyahara é a etapa em que se aprende a controlar os sentidos. Dhârana, a 6ª etapa, se ensina a concentração da atenção. O sétimo passo, denominado Dhyâna, se refere às tecnicas de introspecção ou de meditação, e o último degráu chama-se Samadhi, ou completa absorção no Ideal Espiritual.

Este é o caminho de Yoga, relevante símbolo atual do encontro entre Ocidente e Oriente.

Para ler todo o texto, click acima das postagens em 'Meditação em Yoga'.