terça-feira, 27 de abril de 2010

Entendendo como controlar o pensamento...

Na obra 'Talks with Sri Ramana Maharshi', em forma de conversações, pessoas estão apresentando a ele suas dúvidas no que concerne à prática espiritual: 
Pergunta: 'A prática da concentração é necessária?'
Sri Ramana: 'A concentração não é pensar apenas em um objeto. Ao contrário, é descartar-se de todos os pensamentos que obstruem a visão de nossa verdadeira natureza. Agora, parece difícil a supressão dos pensamentos, porém, no estado natural, será mais difícil ativá-los! Afinal, porquê deveríamos pensar nestas coisas todas? Existe apenas o Atman, o Ser. Pensamentos existem somente em presença de objetos, mas, não havendo objetos, como podem os pensamentos surgir?
Os hábitos nos convenceram de que cessar o pensamento é difícil. Se este erro fosse entendido, ninguém seria tão tolo de se esforçar desnecessariamente. Quando a atenção é dirigida aos objetos, a mente fica consciente deles somente.  É nossa situação atual. Porém, ao colocarmos a atenção no Ser interior, nos tornamos conscientes dele. Assim, tudo é apenas questão de atenção.
Se a mente começa a vagar, devemos de imediato reconhecer que não somos aquilo e perguntar - 'Que sou eu?', trazendo outra vez a atenção ao pensamento do Ser.
A meditação no Ser é nosso estado natural. É somente porque a consideramos difícil, que a imaginamos como um estado sobrenatural. Temos sido todos tão artificiais!
A mente repousando no Ser é sua condição natural, porém, ao invéz disso, nossas mentes descansam nos objetos externos!'

By Sri Ramana Maharshi, sábio hindú, residente em Arunachala, sul da Índia, abandonou seu corpo em 1950.

Um comentário:

  1. Legal, tenho pensado muito nisso nos últimos tempos. Acho que por conta da correria de mãe não tenho tempo nem de parar para tentar esvasiar a cabeça. Quero com o tempo aprender a meditar...
    Um beijão e até

    ResponderExcluir

OM Namah Shivaia - encontro Oriente e Ocidente



Meditação em Yoga: Em yoga Clássica, a yoga de Patanjali, ciência que demonstra a potencialidade possível ao homem, há oito passos a completar, envolvendo disciplinas tanto físicas qto. mentais. Na 1ª destas etapas, se acham disciplinas relativas à autoeducação, ou auto-controle, tais como: não violência (ahimsa), veracidade (satyagraha), continência (brahmacharya), etc. Na etapa seguinte, dita das 'observâncias', estão a prática de pureza, contentamento, esforço sobre si mesmo, estudo e consagração ao Ideal.

O 3° passo, ou 3ª pétala da Flor de Yoga, trata das posturas ou âsanas, ou seja, os modelos gestuais recomendados aos que aspiram algum domínio sobre seu corpo. A quarta etapa é dos 'pranayamas', isto é, as disciplinas necessárias ao controle da energia através da respiração. Pratyahara é a etapa em que se aprende a controlar os sentidos. Dhârana, a 6ª etapa, se ensina a concentração da atenção. O sétimo passo, denominado Dhyâna, se refere às tecnicas de introspecção ou de meditação, e o último degráu chama-se Samadhi, ou completa absorção no Ideal Espiritual.

Este é o caminho de Yoga, relevante símbolo atual do encontro entre Ocidente e Oriente.

Para ler todo o texto, click acima das postagens em 'Meditação em Yoga'.