segunda-feira, 26 de julho de 2010

Como é que todas estas 'coisas' estão acontecendo?

Pergunta: "Neste exato momento, em minha existência, o que está acontecendo?"
Papaji: "Mesmo agora, antes que um completo entendimento ocorra, é a mesma energia que está funcionando através de nosso corpo, mas o 'ego' dela se apropria, dizendo: 'eu estou trabalhando!'
Dissolva este sentimento e a idéia de que é você que está operando não surgirá mais.
Imagine estar segurando uma folha de papel. Quando a idéia 'eu estou segurando este papel' se dissolve, segurar, no sentido em que sempre se pensou, não é mais possível. Assim, de onde vem a força para segurar o papel? Retorne à fonte desta energia que está mantendo o papel entre seus dedos. De onde os dedos conseguem a energia para reter aquela folha de papel? E de onde veio a inteligência para segurar o papel naquela maneira particular? Como é que todas estas coisas estão acontecendo?
Há uma lição a ser aprendida em tudo que fazemos, em tudo que pensamos; uma lição que só pode ser aprendida ao nos associarmos com esta energia subjacente, sem alegar ser de nossa propriedade.
A cada instante esta energia nos oferece uma lição. A realização pode vir a qualquer momento! Ela acontecerá no instante em que você dominar aquilo que tem que aprender e que as manifestações da energia tentam lhe ensinar. Esta força ergue-se em nosso interior. A inteligência surge da mesma fonte. Não obscureça seu entendimento claro  com pensamentos tais como 'eu deveria fazer isto!' ou 'eu não deveria fazer isto!"
Do livro "Interviews with Papaji", editado por David Godman.

Um comentário:

  1. Muito simples a maneira como PapaJi expoe esta questão. Qualquer pessoa pode experimentar isso, é só querer...

    ResponderExcluir

OM Namah Shivaia - encontro Oriente e Ocidente



Meditação em Yoga: Em yoga Clássica, a yoga de Patanjali, ciência que demonstra a potencialidade possível ao homem, há oito passos a completar, envolvendo disciplinas tanto físicas qto. mentais. Na 1ª destas etapas, se acham disciplinas relativas à autoeducação, ou auto-controle, tais como: não violência (ahimsa), veracidade (satyagraha), continência (brahmacharya), etc. Na etapa seguinte, dita das 'observâncias', estão a prática de pureza, contentamento, esforço sobre si mesmo, estudo e consagração ao Ideal.

O 3° passo, ou 3ª pétala da Flor de Yoga, trata das posturas ou âsanas, ou seja, os modelos gestuais recomendados aos que aspiram algum domínio sobre seu corpo. A quarta etapa é dos 'pranayamas', isto é, as disciplinas necessárias ao controle da energia através da respiração. Pratyahara é a etapa em que se aprende a controlar os sentidos. Dhârana, a 6ª etapa, se ensina a concentração da atenção. O sétimo passo, denominado Dhyâna, se refere às tecnicas de introspecção ou de meditação, e o último degráu chama-se Samadhi, ou completa absorção no Ideal Espiritual.

Este é o caminho de Yoga, relevante símbolo atual do encontro entre Ocidente e Oriente.

Para ler todo o texto, click acima das postagens em 'Meditação em Yoga'.