segunda-feira, 27 de junho de 2016

Inspiradores Preceitos para sua Meditação...

Desfrutar desta existência mesma, de ESTAR aqui PRESENTE, desconectado de coisas e acontecimentos...é o que temos de ir aprendendo - estar aqui, com toda liberdade - é fonte de genuína alegria! Em geral, estou consciente de meu existir, mas só através de meu "fazer", ou porque alguém confirma que sou existente ao chamar-me por um "nome"... Estar aqui como presença sem nome, sem apegos e vínculos, sem expectativas...este é o puro existir, simplesmente S-E-R!! Alguns preceitos são oferecidos para nossa reflexão:

1. "Bem amado: o Ser é seu verdadeiro lar. Corpo e mente assumiram uma jornada, mas seu verdadeiro lar é seu próprio coração. E, infinito, pois onde quer que você vá, estará sempre em casa!" (Mooji)
2. "Se você tiver fé em todos os deuses da mitologia... e ainda não tiver fé em si mesmo, não há salvação para você! Tenha fé em si mesmo e erga-se por meio dela, torne-se forte - é disso que necessitamos!" (Vivekananda)
3. "O mundo que você percebe é feito de consciência; o que você chama de 'matéria' é a própria consciência. Você é o campo/akasha no qual a consciência se move, o tempo no qual perdura e o amor que lhe dá vida. Descarte a imaginação e os apegos e o que permanece?" (Nisargadatta Maharaj)
4. "Afirmar que por meio do silêncio a Verdade será realizada, não é bem correto. Pois o Supremo Conhecimento não vem através de coisa alguma, ele por Si mesmo se revela. No entanto, para destruir os véus, existem apropriadas disciplinas e práticas espirituais..." ( Sri Anandamayi Maa)
5. "Ancore-se em seu 'campo' interior, deixe que ele seja sua âncora, e assim você estará presente! Quando algo desafiador acontecer e você se desalinhar, dê uma pausa e enganche-se novamente. Pratique...pratique, a prática deve ser contínua, porque estando em contato com o 'campo' interior, um grande entendimento se apresenta!" (Eckhart Tolle)
6. "As questões parecem reais ou importantes enquanto você se considera uma 'pessoa'. Porém, ao compreender que é a presença impessoal, todas as dúvidas desaparecerão...! (Mooji)
7. "Quando você realiza em seu coração o que sua verdadeira natureza é, vai compreender que é infinita sabedoria, verdade e pura alegria, sem qualquer princípio ou fim!" (Sri Ramana Maharshi)
8. "Você pode abandonar este palco agora mesmo...porém, faça-o como o rei que se levanta do trono e segue para seu jardim! Ele não é o jardineiro, ele ainda é o rei! Com você também é assim, aonde quer que vá!!"
(Sri Poonja-Papaji)

Um comentário:

  1. Deixar de ser "alguém" é algo libertador... Mas a mente não quer ser "ninguém".
    Contudo aquilo que é verdadeiro, prevalecerá.
    Grande abraço

    ResponderExcluir

OM Namah Shivaia - encontro Oriente e Ocidente



Meditação em Yoga: Em yoga Clássica, a yoga de Patanjali, ciência que demonstra a potencialidade possível ao homem, há oito passos a completar, envolvendo disciplinas tanto físicas qto. mentais. Na 1ª destas etapas, se acham disciplinas relativas à autoeducação, ou auto-controle, tais como: não violência (ahimsa), veracidade (satyagraha), continência (brahmacharya), etc. Na etapa seguinte, dita das 'observâncias', estão a prática de pureza, contentamento, esforço sobre si mesmo, estudo e consagração ao Ideal.

O 3° passo, ou 3ª pétala da Flor de Yoga, trata das posturas ou âsanas, ou seja, os modelos gestuais recomendados aos que aspiram algum domínio sobre seu corpo. A quarta etapa é dos 'pranayamas', isto é, as disciplinas necessárias ao controle da energia através da respiração. Pratyahara é a etapa em que se aprende a controlar os sentidos. Dhârana, a 6ª etapa, se ensina a concentração da atenção. O sétimo passo, denominado Dhyâna, se refere às tecnicas de introspecção ou de meditação, e o último degráu chama-se Samadhi, ou completa absorção no Ideal Espiritual.

Este é o caminho de Yoga, relevante símbolo atual do encontro entre Ocidente e Oriente.

Para ler todo o texto, click acima das postagens em 'Meditação em Yoga'.