sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

O livro "Karma Yoga" do Swami Vivekananda

Folheando, ao acaso, o livro "Karma Yoga", do Swami Vivekananda, monge hindu que veio à América em 1.893 e participou do Parlamento Mundial de religiões, encontrei um pequeno trecho muito esclarecedor, no capítulo 'O Segredo do Trabalho'. Diz assim: "Ajudar os outros materialmente, removendo suas necessidades físicas, é importante. Se as necessidades de alguém puderem ser removidas por uma hora, isso é uma ajuda; se puderem ser removidas por um ano, a ajuda será maior; porém, se suas necessidades puderem ser removidas para sempre, este é certamente o melhor auxílio a oferecer. Só o conhecimento espiritual pode destruir nosso sofrimento para sempre; qualquer outro conhecimento satisfaz apenas por algum tempo. É somente com o conhecimento do espírito que a faculdade de desejar é suprimida para sempre. Assim, ajudar espiritualmente é a mais elevada ajuda que se pode dar. Aquele que dá ao homem conhecimento espiritual é seu maior Benfeitor."
Este livro "Karma Yoga" foi recém publicado pela Editora Vedanta-São Paulo e pode, no momento, ser adquirido apenas através dela. Fone (011) 5572-0428 ou e-mail - vedantasp@vedanta.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OM Namah Shivaia - encontro Oriente e Ocidente



Meditação em Yoga: Em yoga Clássica, a yoga de Patanjali, ciência que demonstra a potencialidade possível ao homem, há oito passos a completar, envolvendo disciplinas tanto físicas qto. mentais. Na 1ª destas etapas, se acham disciplinas relativas à autoeducação, ou auto-controle, tais como: não violência (ahimsa), veracidade (satyagraha), continência (brahmacharya), etc. Na etapa seguinte, dita das 'observâncias', estão a prática de pureza, contentamento, esforço sobre si mesmo, estudo e consagração ao Ideal.

O 3° passo, ou 3ª pétala da Flor de Yoga, trata das posturas ou âsanas, ou seja, os modelos gestuais recomendados aos que aspiram algum domínio sobre seu corpo. A quarta etapa é dos 'pranayamas', isto é, as disciplinas necessárias ao controle da energia através da respiração. Pratyahara é a etapa em que se aprende a controlar os sentidos. Dhârana, a 6ª etapa, se ensina a concentração da atenção. O sétimo passo, denominado Dhyâna, se refere às tecnicas de introspecção ou de meditação, e o último degráu chama-se Samadhi, ou completa absorção no Ideal Espiritual.

Este é o caminho de Yoga, relevante símbolo atual do encontro entre Ocidente e Oriente.

Para ler todo o texto, click acima das postagens em 'Meditação em Yoga'.