segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Ninguém nos Pode Ensinar Sabedoria...

Ninguém nos ensina ‘sabedoria’.  Sabedoria se aprende; ninguém lhe poderá ensinar a se manter acima das zonas de conflito da personalidade, o jogo de aparências.
Bem, mas para quê serve ‘sabedoria’? Para você aprender a flutuar acima das contingências humanas, como em um ‘tapete voador’.  SEJA VOCÊ MESMO significa estar acima das veleidades da mente!

Podemos observar o mesmo fato de vários ângulos ou de vários níveis. É escolha nossa!  Você pode se ver como dono de uma casa ou como parte da mobília dela! Pode se ver como montado em um cavalo, portanto, como cavaleiro ou  como parte dele. Você pode, enfim, ver-se como ‘dono’ do seu corpo ou como parte dele!  É só com você!  Temos de entender que, ao nos apossarmos de algo, um pouco de nossa identidade vai para aquele ‘algo’, e assim nos confundimos! Porém, apenas uma das posições é verdadeira e final, a outra é provisória.

Lembre-se, você costuma dizer ‘meu corpo’, ‘minha casa’, ‘meu carro’, ‘meus pensamentos’, indicando que você se considera diferente destas ‘coisas’, diferente e superior! Se algo acontece ao seu carro, isto não afeta você. Um pneu furado, por exemplo, ou falta de combustível, é com o veículo, não é com você! Se você tem um cachorro, vamos dizer, e ele teve a perna quebrada, mesmo que você se comova, não foi sua perna que se quebrou, isto não afeta você em sua identidade. Você continua sendo você mesmo! Quando surge alguma dor em seu corpo, alguma indisposição, é somente com seu corpo, não pode abater você. Você é algo diferente, é algo superior, porque pode dirigir e decidir sobre seu corpo, seu carro ou seu cachorro.
Fonte: Shantiniketan.com/Facebook

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OM Namah Shivaia - encontro Oriente e Ocidente



Meditação em Yoga: Em yoga Clássica, a yoga de Patanjali, ciência que demonstra a potencialidade possível ao homem, há oito passos a completar, envolvendo disciplinas tanto físicas qto. mentais. Na 1ª destas etapas, se acham disciplinas relativas à autoeducação, ou auto-controle, tais como: não violência (ahimsa), veracidade (satyagraha), continência (brahmacharya), etc. Na etapa seguinte, dita das 'observâncias', estão a prática de pureza, contentamento, esforço sobre si mesmo, estudo e consagração ao Ideal.

O 3° passo, ou 3ª pétala da Flor de Yoga, trata das posturas ou âsanas, ou seja, os modelos gestuais recomendados aos que aspiram algum domínio sobre seu corpo. A quarta etapa é dos 'pranayamas', isto é, as disciplinas necessárias ao controle da energia através da respiração. Pratyahara é a etapa em que se aprende a controlar os sentidos. Dhârana, a 6ª etapa, se ensina a concentração da atenção. O sétimo passo, denominado Dhyâna, se refere às tecnicas de introspecção ou de meditação, e o último degráu chama-se Samadhi, ou completa absorção no Ideal Espiritual.

Este é o caminho de Yoga, relevante símbolo atual do encontro entre Ocidente e Oriente.

Para ler todo o texto, click acima das postagens em 'Meditação em Yoga'.