quarta-feira, 30 de março de 2016

"O que está Observando a Mente..??"

"Algumas pessoas dizem que estão tentando observar a mente, mas é preciso muita energia para tentar e observar a sua mente constantemente.
O propósito de observar a mente deve ser entendido correctamente. É, na verdade, para chegar ao reconhecimento e conclusão de que tudo o que você está vendo é momentâneo ou transitório para Aquilo que o percebe.
Todas as impressões são, por natureza, aleatórias. Portanto, devemos evitar tomá-las como sendo reais e, assim, deixar de investir energia no que é efémero por natureza.
Se você não se identificar com seja o que for que apareça, você vêm a perceber que tudo são como nuvens passageiras.
E elas vêm e vão por si mesmas. Você não tem que empurrá-las ou puxá-las. Apenas observe sem apego.
Assim que ficar claro que a mente vai e vem e é instável e insubstancial, então você deve tentar descobrir "o que está observando a mente?"
O facto óbvio é que a mente está sendo observada.
O que observa a mente? Descubra.
Pode o observador, se houver um, ser observado?
Contemple profundamente.
Estas questões são muito poderosas porque você irá ver que Aquilo que está observando não está preso na bolha de seja o que for que Ele observe.
Você veio para um final completo.
Você veio para a própria Fonte.
 Mooji

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OM Namah Shivaia - encontro Oriente e Ocidente



Meditação em Yoga: Em yoga Clássica, a yoga de Patanjali, ciência que demonstra a potencialidade possível ao homem, há oito passos a completar, envolvendo disciplinas tanto físicas qto. mentais. Na 1ª destas etapas, se acham disciplinas relativas à autoeducação, ou auto-controle, tais como: não violência (ahimsa), veracidade (satyagraha), continência (brahmacharya), etc. Na etapa seguinte, dita das 'observâncias', estão a prática de pureza, contentamento, esforço sobre si mesmo, estudo e consagração ao Ideal.

O 3° passo, ou 3ª pétala da Flor de Yoga, trata das posturas ou âsanas, ou seja, os modelos gestuais recomendados aos que aspiram algum domínio sobre seu corpo. A quarta etapa é dos 'pranayamas', isto é, as disciplinas necessárias ao controle da energia através da respiração. Pratyahara é a etapa em que se aprende a controlar os sentidos. Dhârana, a 6ª etapa, se ensina a concentração da atenção. O sétimo passo, denominado Dhyâna, se refere às tecnicas de introspecção ou de meditação, e o último degráu chama-se Samadhi, ou completa absorção no Ideal Espiritual.

Este é o caminho de Yoga, relevante símbolo atual do encontro entre Ocidente e Oriente.

Para ler todo o texto, click acima das postagens em 'Meditação em Yoga'.