domingo, 3 de janeiro de 2016

Sri Harilal Poonja - Papaji - sobre como controlar a mente...

Sri Papaji explica sobre o controle da mente: "Os objetos dos diálogos internos são apenas do passado e por isso esta conversa deve ser interrompida, deve ser controlada. Este diálogo é apenas memória e ele tem que ser controlado. Este auto-controle é com pequeno 'a' e refere-se a controlar a mente, os pensamentos da mente. Auto-controle é quando a sua mente não está vazando nada perecível, quando a sua mente não toca em nada que se desvaneça. Sem apego ao passado, sem pensamentos, sem expectativas de qualquer futuro. Manter a mente entre o passado e o futuro é controle da mente e esta é a sua face. Isto não é assim tão fácil.
As pessoas têm tentado fazer isto por muito tempo. Á cinco mil anos atrás, Arjuna
perguntou a Krishna como controlar a mente que é tão difícil de agarrar como o ar. Krishna disse: "Através de Abhyasa, prática, e Vairagya, desapego, você controlará a mente. Vairagya é o não-apego a objetos, Abhyasa é trazer a mente de volta de seus objetos e estabelece-la em "mim".
Então, sente-se quieto e observe a mente. Ela vai querer ir e desfrutar de experiências e prazeres passados. Traga-a de volta. Se você está ciente do ladrão, ele não vai roubar você, mas se você não está ciente, então o ladrão não vai deixar você ser feliz. Ele vai saquear a propriedade da paz. Isto acontece todos os dias e nós apreciamos. Nós realmente fazemos amizade com a cobra.
Continue atrás deste diálogo interno e ele irá parar, se você tiver uma forte determinação. Todos estes objetos da mente são apenas projeções. Somente quando você parar a projeção é que você vai ser feliz. Quando a projeção termina, então, apenas a tela permanece. Esta tela é a mesma, antes, durante e após as projeções. Quando a mente pára, não há projeção, este é o estado de felicidade."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OM Namah Shivaia - encontro Oriente e Ocidente



Meditação em Yoga: Em yoga Clássica, a yoga de Patanjali, ciência que demonstra a potencialidade possível ao homem, há oito passos a completar, envolvendo disciplinas tanto físicas qto. mentais. Na 1ª destas etapas, se acham disciplinas relativas à autoeducação, ou auto-controle, tais como: não violência (ahimsa), veracidade (satyagraha), continência (brahmacharya), etc. Na etapa seguinte, dita das 'observâncias', estão a prática de pureza, contentamento, esforço sobre si mesmo, estudo e consagração ao Ideal.

O 3° passo, ou 3ª pétala da Flor de Yoga, trata das posturas ou âsanas, ou seja, os modelos gestuais recomendados aos que aspiram algum domínio sobre seu corpo. A quarta etapa é dos 'pranayamas', isto é, as disciplinas necessárias ao controle da energia através da respiração. Pratyahara é a etapa em que se aprende a controlar os sentidos. Dhârana, a 6ª etapa, se ensina a concentração da atenção. O sétimo passo, denominado Dhyâna, se refere às tecnicas de introspecção ou de meditação, e o último degráu chama-se Samadhi, ou completa absorção no Ideal Espiritual.

Este é o caminho de Yoga, relevante símbolo atual do encontro entre Ocidente e Oriente.

Para ler todo o texto, click acima das postagens em 'Meditação em Yoga'.