quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Aforismos da Eterna Sabedoria...são nosso refúgio!

"Quando não nos esforçamos para revelar nossa natureza superior, debilitamos e fazemos sofrer nosso tecido espiritual. Embora ele não possa morrer por ser imortal, ainda assim pode sofrer a causa de nossa indiferença. Quando isto acontece, tudo o mais dentro de nós também sofre; ademais, outros, do mesmo modo, sofrem. Ao vivermos uma vida descuidada, frustramos seu propósito, fazemos nossa fé em pedaços e perdemos o poder de servir com sabedoria.

Uma alma iluminada sempre compreende as necessidades das demais e percebe a melhor maneira de lidar com elas. Possui um senso de familiaridade para com todas as coisas vivas e simpatia, tolerância e amorosa gentileza são naturais nela. Expressa estas qualidades espontaneamente, através de cada ato e palavra."
(Swami Paramananda, da tradição Ramakrishna-Vivekananda)

"Evite ruminar coisas erradas que você tenha feito. Elas já não lhe pertencem mais. Que sejam esquecidas! É a atenção que cria os hábitos e a memória. Assim que você coloca a agulha sobre um disco fonográfico, ele começa a tocar. A atenção é a agulha que toca o disco das ações passadas. Portanto, você não deve por a atenção nas más ações. Porque continuar sofrendo com as ações insensatas do seu passado? Expulse de sua mente estas lembranças e trate de não repetir!"
(Sri Paramansa Yogananda)

"Amigo. Se quiseres escrever para a humanidade o que a torne melhor, sê tu mesmo o início desta humanidade melhor... Sê uma célula sadia do organismo convalescente. Sê primeiro em tua pessoa o que desejarias fossem os outros! Começa a reforma do gênero humano, pela reforma de teu eu individual. Primeiro, na própria casa, depois na casa do vizinho! Está em teu poder reformar a sociedade, ao menos em uma de suas partes integrantes... Sem uma grande perspectiva, ou um grande ideal, ninguém pode ser grande, e como poderia prestar grandes serviços quem não é grande? Cada um é secretário de seu próprio Eu, só pode escrever o que o dono lhe ditar. Cada um é o eco de sua própria Alma - só reproduz com palavras o que ela é de fato!" (Huberto Rohden, fundador da Sociedade Alvorada, S.P.)

"Temos hoje duas opções: olhar o universo como uma criação muito pobre na qual nada pode mais ser realizado, ou olhar nossa própria vida e sua parcela no universo, como algo extremamente rico, cheio de inexaurível interesse e que se abre para infinitas possibilidades de estudo, contemplação, etc. Deus está além de tudo, mas também é imanente a tudo!" (Extrato de um editorial da revista Prabhuda Bharata, da Índia.)

"Não há caminho para a Verdade. Ela deve ser descoberta, mas não há fórmulas para isto. O que é formulado não é verdadeiro. Você tem que se lançar em um mar ainda não mapeado, e este mar desconhecido é você! Você tem que se lançar à descoberta de si mesmo, mas não conforme algum plano ou padrão, pois, desse modo, não haveria descoberta. A descoberta tráz consigo alegria, não uma alegria recordada ou comparativa, mas uma alegria toda nova. Autoconhecimento é o começo da Sabedoria, em cuja tranquilidade e silêncio, está o inominável!"  (Jidhu Krishnamurti)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OM Namah Shivaia - encontro Oriente e Ocidente



Meditação em Yoga: Em yoga Clássica, a yoga de Patanjali, ciência que demonstra a potencialidade possível ao homem, há oito passos a completar, envolvendo disciplinas tanto físicas qto. mentais. Na 1ª destas etapas, se acham disciplinas relativas à autoeducação, ou auto-controle, tais como: não violência (ahimsa), veracidade (satyagraha), continência (brahmacharya), etc. Na etapa seguinte, dita das 'observâncias', estão a prática de pureza, contentamento, esforço sobre si mesmo, estudo e consagração ao Ideal.

O 3° passo, ou 3ª pétala da Flor de Yoga, trata das posturas ou âsanas, ou seja, os modelos gestuais recomendados aos que aspiram algum domínio sobre seu corpo. A quarta etapa é dos 'pranayamas', isto é, as disciplinas necessárias ao controle da energia através da respiração. Pratyahara é a etapa em que se aprende a controlar os sentidos. Dhârana, a 6ª etapa, se ensina a concentração da atenção. O sétimo passo, denominado Dhyâna, se refere às tecnicas de introspecção ou de meditação, e o último degráu chama-se Samadhi, ou completa absorção no Ideal Espiritual.

Este é o caminho de Yoga, relevante símbolo atual do encontro entre Ocidente e Oriente.

Para ler todo o texto, click acima das postagens em 'Meditação em Yoga'.