sexta-feira, 20 de maio de 2016

"A Primeira e Última Liberdade", por Jiddhu Krishnamurti

"Você já tentou ficar sozinho? Quando tentar, sentirá quão extraordinariamente difícil é e quão extraordinariamente inteligentes devemos ser para ficarmos sozinhos, porque a mente não nos deixará ficarmos sós. A mente fica inquieta, se ocupa com fugas, então o que fazemos? Estamos tentando preencher esse extraordinário vácuo com o conhecido. Descobrimos como ser ativos, como ser sociais, sabemos como estudar, como ligar o rádio. Estamos preenchendo aquela coisa que não conhecemos com as coisas que conhecemos. Tentamos preencher aquele vazio com vários tipos de conhecimento, relação ou coisas. Não é isso? Esse é nosso processo, essa é nossa existência. Ora, quando você percebe o que está fazendo, ainda pensa que pode preencher esse vácuo? Você tentou todos os meios de preencher este vácuo de solidão. Teve sucesso em preenchê-lo? Você tentou filmes e não teve sucesso e, então, vai atrás de seus gurus e seus livros ou se torna muito ativo socialmente. Você obteve sucesso em preenchê-lo ou simplesmente o disfarçou? Se simplesmente o disfarçou, ele ainda está lá, portanto, voltará. Se você é capaz de fugir completamente dele então está trancado num hospício ou se tornou muito, muito embotado. É isso que está acontecendo no mundo."
From book "First and Last Freedom", Jiddhu Krishnamurti 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OM Namah Shivaia - encontro Oriente e Ocidente



Meditação em Yoga: Em yoga Clássica, a yoga de Patanjali, ciência que demonstra a potencialidade possível ao homem, há oito passos a completar, envolvendo disciplinas tanto físicas qto. mentais. Na 1ª destas etapas, se acham disciplinas relativas à autoeducação, ou auto-controle, tais como: não violência (ahimsa), veracidade (satyagraha), continência (brahmacharya), etc. Na etapa seguinte, dita das 'observâncias', estão a prática de pureza, contentamento, esforço sobre si mesmo, estudo e consagração ao Ideal.

O 3° passo, ou 3ª pétala da Flor de Yoga, trata das posturas ou âsanas, ou seja, os modelos gestuais recomendados aos que aspiram algum domínio sobre seu corpo. A quarta etapa é dos 'pranayamas', isto é, as disciplinas necessárias ao controle da energia através da respiração. Pratyahara é a etapa em que se aprende a controlar os sentidos. Dhârana, a 6ª etapa, se ensina a concentração da atenção. O sétimo passo, denominado Dhyâna, se refere às tecnicas de introspecção ou de meditação, e o último degráu chama-se Samadhi, ou completa absorção no Ideal Espiritual.

Este é o caminho de Yoga, relevante símbolo atual do encontro entre Ocidente e Oriente.

Para ler todo o texto, click acima das postagens em 'Meditação em Yoga'.