sexta-feira, 7 de maio de 2010

SIGA ADIANTE! A Parábola do Lenhador

"Certa vez um lenhador embrenhou-se na floresta afim de cortar madeira. Sem que soubesse, alí encontrou um Ermitão, que vivia retirado. Este santo lhe disse: 'Meu bom homem, siga adiante!' Ao  regressar, o lenhador pensou: 'Por que o Ermitão me disse - siga em frente?' Algum tempo depois, lembrando-se do conselho, resolveu: 'Hoje irei mais para dentro ainda na floresta!' Como resultado, descobriu um lote novo de madeira de sândalo. Ficou muito feliz, carregou sua carroça com aquele sândalo e retornou. Com a venda daquela madeira tornou-se muito rico!
"O tempo passou, de novo recordou as palavras do homem santo para que seguisse adiante. Entrou mais profundamente ainda na mata e descobriu, perto de um rio, uma grande mina de prata. Isso estava bem além de seus sonhos. Explorando a mina, vendeu a prata no mercado e reuniu tanto que nem sabia quanto.
"Mais algum tempo passou. O pensamento lhe voltou: 'O Ermitão não me disse que parasse na mina de prata; disse-me para seguir adiante!' Desta vez, alcançando o outro lado do rio, acabou por descobrir uma mina de ouro. Então, exclamou: 'Ah, veja só, por isso me pediu para seguir em frente!'
"Algum tempo depois, resolveu embrenhar-se um pouco mais na floresta, encontrando jazidas de diamantes e outras pedras preciosas. Apoderando-se de todas, tornou-se tão rico quanto a própria Deusa da riqueza."

Sri Ramakrishna costumava se referir a esta parábola para explicar algo bem mais sutil do que possa ela aparentar: "Dizemos sempre que o trabalho é apenas o primeiro passo. Não pode ser a meta da vida. Devote-se à prática espiritual e siga adiante. Assim fazendo, avançará cada vez mais no caminho de Deus.  
Ao final, ficará sabendo que apenas Deus é real e tudo mais é ilusório e que a verdadeira meta da vida é a realização de Deus."

Em outras palavras, 'siga adiante' quer dizer o mesmo que 'mergulhe fundo'! Quer dizer: não fique pensando que já chegou apenas por haver acumulado um pouco disto e daquilo. Não há meio termo em questões espirituais, pois se trata de conhecer a Verdade sobre si mesmo. É preciso alcançar  100%, ou seja, seguir nossa prática de conscientização até encontrar 'ouro e pedras preciosas'!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OM Namah Shivaia - encontro Oriente e Ocidente



Meditação em Yoga: Em yoga Clássica, a yoga de Patanjali, ciência que demonstra a potencialidade possível ao homem, há oito passos a completar, envolvendo disciplinas tanto físicas qto. mentais. Na 1ª destas etapas, se acham disciplinas relativas à autoeducação, ou auto-controle, tais como: não violência (ahimsa), veracidade (satyagraha), continência (brahmacharya), etc. Na etapa seguinte, dita das 'observâncias', estão a prática de pureza, contentamento, esforço sobre si mesmo, estudo e consagração ao Ideal.

O 3° passo, ou 3ª pétala da Flor de Yoga, trata das posturas ou âsanas, ou seja, os modelos gestuais recomendados aos que aspiram algum domínio sobre seu corpo. A quarta etapa é dos 'pranayamas', isto é, as disciplinas necessárias ao controle da energia através da respiração. Pratyahara é a etapa em que se aprende a controlar os sentidos. Dhârana, a 6ª etapa, se ensina a concentração da atenção. O sétimo passo, denominado Dhyâna, se refere às tecnicas de introspecção ou de meditação, e o último degráu chama-se Samadhi, ou completa absorção no Ideal Espiritual.

Este é o caminho de Yoga, relevante símbolo atual do encontro entre Ocidente e Oriente.

Para ler todo o texto, click acima das postagens em 'Meditação em Yoga'.