Quanta coisa já se disse sobre o amor! O amor é isso ou o amor é aquilo. Doce ilusão! Mas, parece que a melhor maneira é a indireta:
“Amai-vos com devoção, mas não façais do amor uma atadura;
antes, que seja como um mar que se movimenta
entre as bordas de vossas almas.
Enchei um ao outro vossas taças,
mas não bebais na mesma taça.
Compartilhai vosso pão,
mas não vos alimenteis com o mesmo pedaço.
Cantai e dançai juntos, estando alegres,
mas que cada um de vós seja independente.
As cordas do alaúde estão separadas
ainda que vibrem na mesma harmonia.
Daí vosso coração, mas não para que vosso
companheiro dele se apodere,
pois só a mão da Vida pode conter os corações.
Permanecei juntos, mas não em demasia,
pois os pilares sustentam o Templo
mas permanecem separados.
E nem o carvalho cresce à sombra do cipreste,
nem o cipreste sob a sombra do carvalho!"
Palavras de Sri Ramana Maharshi: "A verdade permanente é tão simples. Não é nada mais que estar em seu próprio estado original. Todavia, é de admirar que para ensinar algo tão simples, inúmeras tradições foram criadas, iniciando disputas entre si sobre quem recebera autoridade divina para ensinar. Que lástima! Seja você mesmo, isso é tudo!"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
OM Namah Shivaia - encontro Oriente e Ocidente
Meditação em Yoga: Em yoga Clássica, a yoga de Patanjali, ciência que demonstra a potencialidade possível ao homem, há oito passos a completar, envolvendo disciplinas tanto físicas qto. mentais. Na 1ª destas etapas, se acham disciplinas relativas à autoeducação, ou auto-controle, tais como: não violência (ahimsa), veracidade (satyagraha), continência (brahmacharya), etc. Na etapa seguinte, dita das 'observâncias', estão a prática de pureza, contentamento, esforço sobre si mesmo, estudo e consagração ao Ideal.
O 3° passo, ou 3ª pétala da Flor de Yoga, trata das posturas ou âsanas, ou seja, os modelos gestuais recomendados aos que aspiram algum domínio sobre seu corpo. A quarta etapa é dos 'pranayamas', isto é, as disciplinas necessárias ao controle da energia através da respiração. Pratyahara é a etapa em que se aprende a controlar os sentidos. Dhârana, a 6ª etapa, se ensina a concentração da atenção. O sétimo passo, denominado Dhyâna, se refere às tecnicas de introspecção ou de meditação, e o último degráu chama-se Samadhi, ou completa absorção no Ideal Espiritual.
Este é o caminho de Yoga, relevante símbolo atual do encontro entre Ocidente e Oriente.
Para ler todo o texto, click acima das postagens em 'Meditação em Yoga'.
Nenhum comentário:
Postar um comentário