"Hoje... este hoje, este precioso momento,
este mesmo instante, quê pode ser?
É algo unicamente seu,
sua própria experiência e conhecimento;
hoje é aquele instante
em que você percebe quem é,
a que realidade pertence.
Não há nenhum lugar fora de você,
o hoje e sua imensidão
são apenas você mesmo.
Você é a certeza de que alguém
está presente, vivo e consciente,
neste momento que chamamos hoje.
Passado e futuro estão sempre “fora”,
sempre algo terá passado
e algo está para chegar,
mas sempre estarão fora de você.
Aquilo que representa o tempo e o espaço
e que você chama de hoje,
é você mesmo, consciente ou não.
Assim, quanto mais puder perceber
o que é o tempo e que ele vive em você,
menores serão as impressões do mundo
e de suas coisas em sua mente.
Há você, que é o presente,
e o mundo, que é o passado e o futuro.
Mas você, por ser o presente,
é o único ser real, pois foi por você
que o futuro virou passado,
e este perdeu-se nas dobras do esquecimento.
Assim, que é verdadeiro e certo?
Você é o único observador da vida,
todos os outros são partes da vida,
mas estão fora de você, e, estando fora,
representam a impermanência da vida.
Porém, em você, a vida é permanente.
Nada pode afastar este “hoje” da sua vida,
nem o “morrer”. E, o único que você pode fazer
é continuar, sem nunca desistir,
até o final da estrada da realização,
até o momento sublime do silêncio total,
silêncio que é a ausência de toda ação,
quando haverá apenas uma vontade
unindo tudo em um mesmo conhecimento...Eu Sou!"
By Jay Govinda
Palavras de Sri Ramana Maharshi: "A verdade permanente é tão simples. Não é nada mais que estar em seu próprio estado original. Todavia, é de admirar que para ensinar algo tão simples, inúmeras tradições foram criadas, iniciando disputas entre si sobre quem recebera autoridade divina para ensinar. Que lástima! Seja você mesmo, isso é tudo!"
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OM Namah Shivaia - encontro Oriente e Ocidente
Meditação em Yoga: Em yoga Clássica, a yoga de Patanjali, ciência que demonstra a potencialidade possível ao homem, há oito passos a completar, envolvendo disciplinas tanto físicas qto. mentais. Na 1ª destas etapas, se acham disciplinas relativas à autoeducação, ou auto-controle, tais como: não violência (ahimsa), veracidade (satyagraha), continência (brahmacharya), etc. Na etapa seguinte, dita das 'observâncias', estão a prática de pureza, contentamento, esforço sobre si mesmo, estudo e consagração ao Ideal.
O 3° passo, ou 3ª pétala da Flor de Yoga, trata das posturas ou âsanas, ou seja, os modelos gestuais recomendados aos que aspiram algum domínio sobre seu corpo. A quarta etapa é dos 'pranayamas', isto é, as disciplinas necessárias ao controle da energia através da respiração. Pratyahara é a etapa em que se aprende a controlar os sentidos. Dhârana, a 6ª etapa, se ensina a concentração da atenção. O sétimo passo, denominado Dhyâna, se refere às tecnicas de introspecção ou de meditação, e o último degráu chama-se Samadhi, ou completa absorção no Ideal Espiritual.
Este é o caminho de Yoga, relevante símbolo atual do encontro entre Ocidente e Oriente.
Para ler todo o texto, click acima das postagens em 'Meditação em Yoga'.
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