Palavras de Sri Ramana Maharshi: "A verdade permanente é tão simples. Não é nada mais que estar em seu próprio estado original. Todavia, é de admirar que para ensinar algo tão simples, inúmeras tradições foram criadas, iniciando disputas entre si sobre quem recebera autoridade divina para ensinar. Que lástima! Seja você mesmo, isso é tudo!"
quarta-feira, 14 de abril de 2010
Diante da Morada do Eterno
Sim, tenhamos consciência ou não, estamos diante da Morada do Eterno. Pois, tudo que há e que vemos vem do Ser eterno. Somos espectadores do dito 'Deus está em toda parte!'
O 1º passo à meditação é: estar presente, sem qualquer pensamento! Em silêncio físico e mental, atenção bem clara no que está acontecendo. Não no que a mente lhe possa sugerir, mas na quietude de seu próprio Ser. Alí a vida está acontecendo, em completo silêncio. Sinta seu mundo interior, sua energia, como um lago e sinta a placidez do lugar e a quietude como nota dominante. Sinta-se como este lago, com extensão, profundidade e superfície. Sinta-se sem qualquer movimento, a superfície toda pacífica, calma, refletindo a vitalidade interior. Qualquer noção que lhe venha à mente não siga, não se envolva, não deixe que nada perturbe esta sublime harmonia natural. Com a mente tranquila, a noção de quem você é parece realçada em toda parte: nos arredores arborizados, nas pedras, na água, na sensação de liberdade... em tudo está escrito seu nome, toda natureza lhe fala!
Aos poucos, as palavras vindas do silêncio se traduzem em sua alma: "sou livre...sou belo...sou feliz...sou completo...sou total!"
Sim, agora percebo que, de fato, estou inteiramente na Morada do Eterno!
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OM Namah Shivaia - encontro Oriente e Ocidente
Meditação em Yoga: Em yoga Clássica, a yoga de Patanjali, ciência que demonstra a potencialidade possível ao homem, há oito passos a completar, envolvendo disciplinas tanto físicas qto. mentais. Na 1ª destas etapas, se acham disciplinas relativas à autoeducação, ou auto-controle, tais como: não violência (ahimsa), veracidade (satyagraha), continência (brahmacharya), etc. Na etapa seguinte, dita das 'observâncias', estão a prática de pureza, contentamento, esforço sobre si mesmo, estudo e consagração ao Ideal.
O 3° passo, ou 3ª pétala da Flor de Yoga, trata das posturas ou âsanas, ou seja, os modelos gestuais recomendados aos que aspiram algum domínio sobre seu corpo. A quarta etapa é dos 'pranayamas', isto é, as disciplinas necessárias ao controle da energia através da respiração. Pratyahara é a etapa em que se aprende a controlar os sentidos. Dhârana, a 6ª etapa, se ensina a concentração da atenção. O sétimo passo, denominado Dhyâna, se refere às tecnicas de introspecção ou de meditação, e o último degráu chama-se Samadhi, ou completa absorção no Ideal Espiritual.
Este é o caminho de Yoga, relevante símbolo atual do encontro entre Ocidente e Oriente.
Para ler todo o texto, click acima das postagens em 'Meditação em Yoga'.
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