Qual a diferença entre os animais e os seres humanos? Eles dormem, nós dormimos; eles se alimentam, nós também; eles têm medo e nós também; eles procriam e o ser humano também! Assim, estas quatro condições são comuns a ambos. Mas, a única condição que nos diferencia dos animais é a faculdade de discernir. Apenas esta capacidade nos permite chamar a nós mesmos seres humanos. Deveríamos saber usar bem esta faculdade. Esta faculdade discriminativa deu ensejo ao surgimento do desejo - 'Quero libertar-me agora!' É somente devido a esta faculdade de discernir, ou discriminar, que cada um tem a chance e possibilidade de tornar-se livre. Porém, dos seis bilhões de habitantes do planeta, apenas alguns poucos fazem esta opção. Mas, aqueles que escolheram exercitar seu discernimento e alcançar a liberdade, também superam o sofrimento, tornando-se aquela consciência que é amor e pura beleza.
As pessoas em vão procuram por esta consciência, mesmo ela estando debaixo de seus pés, em seu próprio Ser, na respiração mesma e até por trás da retina. Ela se revela apenas quando nos silenciamos. Silenciar não é meramente ausência de conversas. Verdadeiro silêncio é quando totalmente nos aquietamos.
Você precisa aquietar-se, e nesta quietude, algo surgirá, revelando-se a você e concedendo-lhe satisfação. Porém, se você corre atrás disso na tentativa de garantí-lo para si, não conseguirá retê-lo! Você não precisa correr atrás do que é seu, tem apenas que contemplar seu próprio Ser. Então, tudo lhe será concedido, tudo lhe será acrescentado, mesmo que você não o deseje. Apenas...aquiete-se!!
Do livro "Interviews with Papaji", do escritor David Godman.
Nenhum comentário:
Postar um comentário