segunda-feira, 29 de março de 2010

O Momento Presente

É claro que o conhecimento do 'momento presente' é algo intuitivo, pois nós estamos nele o tempo todo. É como se estivéssemos sentados nele dirigindo nossas operações a partir daí! Todavia, para efeito descritivo, temos de usar alguma idéia e dizer que o 'momento presente' não é alguma coisa, uma ponte, entre o passado e o futuro. Não é um caminho e não há um atalho também, o momento presente já está aqui e nós o chamamos AGORA! Vamos tentar lhe oferecer uma idéia do fino sabor do Momento Presente. Um homem pescava com seu caniço à beira de uma lagoa. Tudo era silêncio e sua linha descia quase invisível da ponta do caniço até a água, onde se engatava em uma rolha que flutuava! O pescador estava todo atento e ao menor movimento da rolha naquela superfície calma, seus olhos percebiam, suas mãos estavam serenas e firmes segurando a vara, na mente nenhum pensamento havia. Em dado instante, alguém se aproximou e lhe perguntou alguma coisa. Ele nada percebeu.  A pergunta foi feita novamente, mas ele nada respondeu. Não via e nem ouvia nada ao seu redor, toda sua atenção se achava concentrada no que fazia, na dança da rolha e nas sensações que lhe chegavam através do caniço. Estava totalmente alerta, todo conectado ao Presente. Naquele AGORA, toda sua energia se desprendia e se transformava em atenta e cuidadosa ATENÇÃO. Era UM com aquele lugar, com aquele momento, com aquele imediato existir.
O fato inarredável de Ser - Eu Sou -  de existir, é imensamente prazeroso. A maravilha de ESTAR PRESENTE não pode ser cortada pela tesoura dos ponteiros do relógio jamais! A observação estática da beleza inerente ao Momento Presente vai num crescendo até o samadhi, primeiro como 'duas coisas' e logo Uma só. Este Êxtase é nossa divina natureza!

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OM Namah Shivaia - encontro Oriente e Ocidente



Meditação em Yoga: Em yoga Clássica, a yoga de Patanjali, ciência que demonstra a potencialidade possível ao homem, há oito passos a completar, envolvendo disciplinas tanto físicas qto. mentais. Na 1ª destas etapas, se acham disciplinas relativas à autoeducação, ou auto-controle, tais como: não violência (ahimsa), veracidade (satyagraha), continência (brahmacharya), etc. Na etapa seguinte, dita das 'observâncias', estão a prática de pureza, contentamento, esforço sobre si mesmo, estudo e consagração ao Ideal.

O 3° passo, ou 3ª pétala da Flor de Yoga, trata das posturas ou âsanas, ou seja, os modelos gestuais recomendados aos que aspiram algum domínio sobre seu corpo. A quarta etapa é dos 'pranayamas', isto é, as disciplinas necessárias ao controle da energia através da respiração. Pratyahara é a etapa em que se aprende a controlar os sentidos. Dhârana, a 6ª etapa, se ensina a concentração da atenção. O sétimo passo, denominado Dhyâna, se refere às tecnicas de introspecção ou de meditação, e o último degráu chama-se Samadhi, ou completa absorção no Ideal Espiritual.

Este é o caminho de Yoga, relevante símbolo atual do encontro entre Ocidente e Oriente.

Para ler todo o texto, click acima das postagens em 'Meditação em Yoga'.