"Assim falou o abençoado Senhor Krishna" (cap.II)
Tradução do Swami Vijoyananda, edt. Kier-Bs.As.
11. Tens estado a lamentar-te por aqueles que não merecem, e sem dúvida, falas como um sábio. Porém, os verdadeiros sábios não se lamentam, nem pelos vivos, nem pelos mortos.
12. Nunca houve um tempo em que Eu não existisse, nem tu ou estes reis e nem deixaremos de existir no futuro.
13. Assim como o Ser encarnado tem sua infância, juventude e velhice, na seqüência ele toma outro corpo. Os sábios não se confundem sobre este ponto.
14. Oh Arjuna, as noções de calor e frio, prazer e dor, nascem do contato dos sentidos com os objetos, têm portanto princípio e fim, são transitórios.
15. Aceita-os! Somente aquele que não se aflige com estas modificações, sendo equânime no prazer e na dor, alcança imortalidade.
16. O irreal jamais existiu e o real sempre existirá. Os sábios conhecem esta verdade.
17. Sabe que é imperecível Aquilo que permeia todo o Universo. Nada pode destruir este Princípio imutável.
18. Estes corpos em que habita o Eterno, o imperecível Ser, porém, têm fim.
19. Quem pensa que este Ser mata ou que é morto, é ignorante. O Ser não mata nem morre.
20. O Ser não nasce nem morre, nem se reencarna; não tem origem, é eterno, imutável e o primeiro de todos.
21. Aquele que sabe que o Ser é imperecível, eterno e sem nascimento, como pode matar ou morrer?
22. Como alguém que abandona suas vestes gastas e coloca outras novas, assim o Ser corpóreo deixa seu corpo desgastado e entra em um outro novo.
23. Armas não o destroem, o fogo não o queima, a água não o molha e o vento não o seca.
24. A este Ser não se pode dividir, nem queimar, nem molhar, nem secar; é eterno, onipresente, estável, imóvel e primordial.
25. Se diz que este Ser é imanifestável aos sentidos, impensável pela mente, e não se modifica; sabendo que é assim, não te podes afligir!
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